Participamos do

Organização assume falha na realização de concurso de Juazeiro

Pela manhã, candidatos causaram confusão pelo início das provas do concurso público que oferece vagas para a Prefeitura de Juazeiro do Norte
20:59 | Mai. 26, 2019
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Maurício José Sobreira Dantas, afirmou que o órgão apresentou falha na realização do concurso público aplicado neste domingo, 26, na Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato. Segundo ele, porém, grupo de candidatos causou tumulto na instituição, sendo que um dos participantes teria roubado uma das provas. O certame para cinco cargos, a serem preenchidos na Prefeitura de Juazeiro do Norte, foi cancelado.

Maurício reconheceu o deslize cometido ao relatar que o órgão – ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC) – atrasou o início do exame em 30 minutos para “reorganizar as salas”. “Houve falha nossa, um atraso de meia hora”, disse durante entrevista coletiva. “Resolvemos conferir novamente as carteiras, todos os detalhes, mas alguns candidatos não quiseram esperar e resolveram começar a fazer tumulto”, comunicou, ponderando que o tempo seria complementado ao final.

De acordo com ele, um dos participantes conseguiu “passar por cima dos outros”, entrar na sala e “roubar” uma cópia de prova. O suspeito, que é funcionário público, teria feito fotos do documento, publicando-as nas redes sociais. “Isso foi uma injustiça, porque tinha gente que ainda poderia entrar na sala. Então, para não prejudicar nenhum candidato, resolvemos anular o concurso para apenas os cargos que estavam lá”, confirmou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A decisão foi tomada por uma cúpula com o aval do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que acompanha o caso. “Agora a consequência é que o concurso desses cargos, também realizado em outras unidades, tiveram de ser anulados”, enfatizou. As provas canceladas são para Enfermeiro, Educador Físico, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Ambiental e Contador. As provas serão reaplicadas no dia 9 de junho, data que será realizada a segunda fase do certame, que conta com cerca de 67 mil inscritos.

Questionado sobre denúncias de participantes que declararam ter visto concorrentes utilizando celular quando saiam da sala para ir ao banheiro, enquanto ocorria o concurso, Maurício negou veementemente. “É impossível candidato ter acesso aos celulares durante a prova. Todos recebem um saquinho, onde colocam os aparelhos e depois é deixado debaixo das carteiras. Se algum candidato é flagrado com o celular, simplesmente é eliminado”, atestou.

O concurso público para a Prefeitura de Juazeiro do Norte oferta 7.304 vagas, sendo 1.825 para contratação imediata e 5.489 para formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para diversos cargos, de todos os níveis escolares, com remuneração variando de R$ 998 a R$ 7 mil.

Com informações do Blog do Farias Júnior

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags